DZone

IV Festival Regional do Umbu em Uauá/BA: construindo a cidadania com a força do fruto sagrado do sertão brasileiro.


Durante os dias 24 a 26 de fevereiro de 2012 aconteceu em Uauá, munícipio localizado a 450 km de Salvador, na Bahia, o IV Festival Regional do Umbu, uma inesquecível experiência de cidadania e intercâmbio socioinstitucional que cravou na história do sertão de Canudos um dos maiores espetáculos de cultura e participação popular que a região já vivenciou ao redor do fruto sagrado do sertão.

A importância deste festival para o semiárido e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), responsável pelo evento, pode ser verificada nos impactos provocados na economia regional, fortalecendo a agricultura familiar e alterando a rotina da população local que, no período, agigantou-se com o recorde de autoridades governamentais, expositores e visitantes que superlotaram a rede de hotéis e restaurantes, desafiando-nos a recorrer a hospedagem solidária, típica da hospitalidade do povo da caatinga, para acolher àqueles que nos prestigiaram neste festival.


Coração do IV Festival Regional do Umbu, a Vila da Agricultura Familiar, com expositores de múltiplas experiências de organização de agricultores familiares, foi plataforma de um painel de discussões e manifestações culturais sobre políticas públicas e os desafios do Ano Internacional do Cooperativismo, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na discussão o festival postulou desburocratizar políticas públicas, conceder maiores incentivos fiscais, crédito, acesso a novos mercados, infraestrutura adequada, poder de competitividade e capacidade tecnológica para empreendimentos de pequenos produtores rurais, de modo a obterem o sucesso conquistado pela COOPERCUC.

Representando a Presidenta Dilma Roussef no IV Festival, o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dr. Afonso Florence, enalteceu o exemplo da COOPERCUC e sublinhou o compromisso das políticas do Governo Federal para o desenvolvimento semiárido brasileiro, sobretudo por meio da interlocução e fortalecimento das organizações da sociedade civil, urbanas ou rurais. "Esse festival é uma excelente forma de demonstração da força da agricultura familiar no semiárido. Fiquei muito feliz em ver que os cooperados de umbu de Uauá já assimilaram e colocaram em prática essa ideia", destacou.

Igualmente marcante na programação foi a entrega de 02 (dois) caminhões refrigerados à Adilson Ribeiro, presidente da COOPERCUC, pelo Secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, através do Programa Semeando Renda, possibilitando a estruturação logística da cooperativa e o aperfeiçoamento das condições de trabalho no beneficiamento de frutas e na produção do laticínio, na Comunidade de Testa Branca (caprinocultura leiteira). Para o Secretário de Estado, "a entrega faz parte de uma das etapas do programa e tem o objetivo de integrar os pequenos agricultores no âmbito da produção, consumo e comercialização", afirmou. Além disso, a cooperativa recebeu da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) 01 (uma) máquina empacotadeira de grãos, fundamental para atender à demanda do programa de compras públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que beneficia cerca de 200 unidades familiares da região.


Demonstrando força socioinstitucional, a COOPERCUC proporcionou à população da região uma arena de debates e intercambios sobre políticas públicas e cooperativismo, reunindo, além do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense, o Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo de Souza, o Representante da Secretaria de Agricultura Familiar, Alberto Vanderlei, o Delegado Federal do MDA no Estado da Bahia, Wellington Rezende, o Secretário da SEDES, Carlos Brasileiro, a Representante da CONAB, Shirlei Campos, a Deputada Fátima Nunes, o Deputado José Nunes, o Presidente do Diretório Estadual do PT, Jonas Paulo, o Superintendente da CODEVASF, Emanuel Lima, o Presidente da EBDA, Elionaldo de Faro, o Superintendente da CAR, Dernival Oliveira, os Representantes do SEBRAE-BA, Jussara Oliveira e Reinaldo Sampaio, da Coordenação de Defesa Agrária (CDA), Nilo Ramos, da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), Daniel Oliveira, da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), Carlos Antônio, dos prefeitos dos municípios de Uauá, Curaçá e Canudos, assim como ilustres representantes do poder público de Jaguarari e Manoel Vitorino, que se somaram aos representantes de entidades da sociedade civil organizada do estado da Bahia.

Em síntese, o IV Festival Regional do Umbu, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), consolidou-se entre as principais vitrines para empreendimentos da agricultura familiar do norte, sul, leste e oeste da Bahia, demonstrando a força e a capacidade que tem o povo do semiárido para produzir com sustentabilidade e inteligência cooperativista, apesar de toda sorte de adversidades.

E, para atingir tais resultados, a COOPERCUC ousou incluir e valorizar em sua agenda de interesses múltiplas formas de expressões da riqueza cultural do nordeste brasileiro, celebrando com alegria a colheita do umbu e saboreando a variedade gastronômica dos derivados da árvore sagrada do sertão. E, por isso mesmo, faz história nas veredas do sertão de Canudos, no embalo da capacidade produtiva de mais de 450 famílias diretamente beneficiadas pela cooperativa, hoje responsáveis pelo processamento anual de 200 toneladas de doces de umbu que atendem ao mercado interno e internacional.

Sensibilizados pela idéia de cooperação e associativismo, como lembra a Organização das Nações Unidas em 2012, Ano Internacional do Cooperativismo, a COOPERCUC reconhece a importância de seus parceiros e patrocinadores na manutenção do Festival Regional do Umbu. Por isso, nossa gratidão pelo patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo (BAHIATURSA), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Banco do Nordeste, ICCO (Partner van Ondernemende Mensen), Prefeituras Municipais de Uauá, Canudos e Curaçá, IRPAA, SEBRAE, CAR, EBDA e UNICAFES.

Material para Download
Cartaz
Clique Aqui
Folder
Clique Aqui
Layout
Clique Aqui
Programação
Clique Aqui
Projeto
Clique Aqui